Fabricação de peças usinadas
FABRICAÇÃO DE PEÇAS USINADAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Quando indústrias de variados setores necessitam peças novas ou para reposição em suas máquinas e equipamentos a fim de restituir seus processos, elas recorrem às empresas que trabalham com fabricação de peças usinadas.
A confecção de componentes de usinagem se dá através de processos que possam entregar máxima assertividade em termos de precisão, conforme projeto, desenho ou modelo, a fim de resultar em eficácia nas suas aplicações.
PRINCIPAIS PROCESSOS REALIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS USINADAS
Partindo de um desenho, amostra ou projeto, a fabricação de peças usinadas ou de reposição envolve utilização de máquinas e equipamentos específicos para cada demanda, entre eles, os mais utilizados são:
- Tornos convencionais;
- Tornos fresa;
- Tornos CNC;
- Centro de usinagem;
- Retíficas;
Para fabricação de peças usinadas de alta performance não basta apenas que a empresa de usinagem e ferramentaria possua uma infraestrutura impecável e alto padrão, é indispensável que os profissionais envolvidos sejam qualificados ao nível técnico ou acadêmico, fator que entrega maior confiabilidade na interpretação e execução dos projetos propostos.
IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA
Entre os materiais utilizados na fabricação de peças usinadas estão: aço-carbono, ferro, alumínio, além de duplex e super duplex, entre outros. Independentemente da matéria-prima empregada é de grande importância a qualidade, pois define confiabilidade, durabilidade e eficácia dos produtos resultantes da fabricação de peças usinadas.
Para que apresente qualidade em todas as etapas da confecção é importante que o fabricante garanta a rastreabilidade da matéria-prima, devendo ser feita do início até o fim do processo com a entrega ao cliente.